Órgãos históricos de Santarém recebem no sábado périplo de sete mini-recitais

| País
Porto Canal com Lusa

Santarém, 13 jul (Lusa) -- O centro histórico de Santarém acolhe no sábado um "périplo de sete mini-recitais", com sete organistas a tocarem os órgãos históricos existentes em templos da cidade.

O coordenador do organismo de gestão dos Órgãos Históricos de Santarém (OHS), David Paccetti Correia, realça, num comunicado enviada à agência Lusa, o "efeito de concerto itinerante" da iniciativa, que apresenta uma diversidade de repertórios aliada à variedade de organistas intérpretes e à exibição dos órgãos históricos, reabilitados entre 2008 e 2015.

"A proximidade relativa entre os templos onde se encontram os sete órgãos restaurados, localizados num círculo de um quilómetro de diâmetro, permite a realização deste passeio musical a pé, único evento do tipo em Portugal", realça.

O "Périplo de sete Mini-Recitais", integrado no 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, começa às 15:00 de sábado, na Igreja da Alcáçova, com um mini-recital a cargo de Daniel Oliveira, prosseguindo, às 15:30, na Igreja de Marvila, com Célia Sousa Tavares.

Meia hora depois, Filipe Veríssimo toca na Igreja da Misericórdia, seguindo-se, às 16:30, na Igreja de São Nicolau, a organista Daniela Moreira, às 17:00, na Igreja de Jesus Cristo, Inês Machado, às 17:30, na Sé Catedral, António Esteireiro, e, a concluir, às 18:00, na Igreja da Piedade, Rafael Reis.

O 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, que começou no passado dia 03 de junho e decorre até ao final deste mês, é este ano dedicado ao "Canto Gregoriano e o Órgão em Portugal", estando agendado, para domingo, às 18:00, na Igreja da Misericórdia, o concerto "Classicismo e Pré-Romantismo", a cargo do agrupamento Capella Patriarchal, com João Vaz ao órgão e na direção.

Vão ser tocadas obras de Carlos Seixas (1704-1742), de Frei Jerónimo da Madre de Deus (1714/5-p.1768), de Marcos Portugal (1762-1830) e de Frei José Marques e Silva (1782-1837), duas das quais, "Redemptor omnium para a festa do Natal" e "Magnificat", de 1834, em "estreia moderna", afirma a nota.

O agrupamento Capella Patriarchal, criado em 2006, é um projeto destinado fundamentalmente à "divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa", como se lê no comunicado, salientando o facto de o grupo apresentar frequentemente obras inéditas, "pautando-se por um cuidadoso trabalho prévio de investigação das fontes musicais, assim como por um intenso esforço de observação das práticas interpretativas das diversas épocas".

"Tendo origem no trabalho de João Vaz em relação à música de órgão portuguesa dos séculos XVI a XIX, aborda a música vocal, contando para isso com a colaboração de cantores especialmente dedicados a este tipo de repertório", acrescenta a nota.

O 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, resultante da parceria entre os OHS, o município de Santarém, a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, envolve onze organistas, quatro coros, uma orquestra e os sete órgãos históricos da cidade.

Além de mini-recitais, o evento conta com concertos, missas cantadas e conferências.

MLL // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.