Entradas ilegais na UE recuaram no primeiro semestre em termos homólogos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 jul (Lusa) -- As tentativas de entradas ilegais nas fronteiras da União Europeia (UE) na primeira metade do ano recuaram 68% para os 116.000 face ao primeiro semestre de 2016, mas subiram em Itália e Espanha, divulgou hoje a Frontex.

Segundo um balanço da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), na rota do Mediterrâneo Central foram detetadas 85.000 tentativas de entrada em Itália entre janeiro e junho (mais 21% do que no semestre homólogo).

Só em junho, houve mais de 30.700 pessoas que tentaram chegar a Itália.

Também na rota do Mediterrâneo Oeste, o número de deteções de entradas ilegais subiu, tendo quase triplicado em termos homólogos para mais de 9.000.

Esta rota é usada para entrar nos enclaves espanhóis e Ceuta e Melila, bem como para travessia marítimas.

Nas rotas do Mediterrâneo Leste (que leva à Grécia) e dos Balcãs Ocidentais os números recuaram, segundo um comunicado de imprensa da Frontex.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.