Assembleia Municipal de Viana aprova moção reclamando suspensão da subconcessão

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 11 dez (Lusa) - A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião extraordinária, uma moção reclamando a "suspensão imediata" do processo de subconcessão dos estaleiros navais, que prevê o encerramento da empresa e o despedimento de todos os trabalhadores.

Na moção, aprovada com os votos favoráveis dos deputados municipais dos agrupamentos do PS, CDS-PP, CDU e Independentes, lê-se que a intenção de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), concurso que o grupo Martifer venceu, representa um "brutal ataque a todos os trabalhadores e famílias", mas também à região do Minho, em que a empresa é um "pilar de desenvolvimento".

O documento recorda os "milhares de empregos" indiretos que estão em causa na região, com o anunciado encerramento da empresa, fruto de uma "opção premeditada" e "envolta em secretismo duvidoso".

A moção, que diz "repudiar" a decisão de subconcessão, contou apenas com nove abstenções da bancada do PSD e solicita ao primeiro-ministro a "imediata suspensão" deste processo, reforçando o pedido de uma "reunião urgente" entre o presidente da Câmara, José Maria Costa (PS), e Passos Coelho.

Ao longo de 69 anos de atividade, os ENVC já construíram mais de 220 navios, mas apresentam hoje um passivo superior a 300 milhões de euros.

O grupo Martifer anunciou entretanto que vai assumir em janeiro a subconcessão dos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, pagando ao Estado uma renda anual de 415 mil euros até 2031, conforme concurso público internacional que venceu.

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores dos estaleiros, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis com um custo de 30,1 milhões de euros.

PYJ // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.

Vão ser criados 51 novos empregos em Estarreja para construir habitação “mais acessível” e “mais rápida”

Os grupos Casais e Secil vão investir 15 milhões de euros em uma nova fábrica em Estarreja, que vai dedicar-se à construção industrializada.