Grupo Martifer propôs investimento inicial de 3,3 milhões de euros

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) - A proposta do grupo Martifer que venceu a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo prevê um investimento inicial de 3,3 milhões de euros, de acordo com um documento a que a Agência Lusa teve acesso.

Na proposta, o grupo afirma que se verifica a "necessidade de diversas intervenções em termos de infraestruturas e algumas recuperações de equipamentos necessários ao normal desenvolvimento da atividade".

"considerando a atual conjuntura e o recurso a financiamento ser bastante limitado, o plano de investimento não pode ser demasiado ambicioso e nesta perspetiva, este agrupamento estima a necessidade de realizar só as intervenções estritamente necessárias",

O grupo propõe deixar "para a segunda fase de investimento as restantes intervenções".

De acordo com o quadro com os valores propostos, que somam 3.355.000 euros, o grupo propõe-se investir 1.425.000 euros em "ferramentas e utensílios", um milhão de euros em "equipamento básico", 650 mil euros em "edifícios e outras construções".

Do total, há ainda a previsão de um investimento de 75 mil euros em "equipamentos de transporte" e 105 mil euros em "equipamento administrativos" e mais 100 mil em "outras imobilizações corpóreas".

"Após a entrada em funcionamento da atividade e esta atinja a velocidade cruzeiro, através dos meios financeiros libertos, estes serão utilizados para dar continuidade ao plano de recuperação de equipamentos e instalações de forma a obter sucessivos aumentos de capacidade instalada", refere o documento.

No capítulo sobre "perspetivas", o grupo afirma que a região de Viana do Castelo tem enorme tradição" nas atividades de indústria naval e que isso é "um fator crítico de sucesso".

"O agrupamento que agora se propõe ir a concurso e desenvolver atividade naval nas instalações dos ENVC, acredita que, apesar das incertezas a nível da pouca informação concursal e da conjuntura económica não ser a desejável, que se podem reunir condições para a realização de um projeto de sucesso", refere o grupo Martifer.

SF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Decorrem buscas por mulher de 71 anos desaparecida em Aguiar da Beira

Bombeiros e militares da GNR estão envolvidos nas operações de busca por uma mulher de 71 anos, desaparecida na periferia de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, disse à Lusa a Proteção Civil.

Bombeiros portugueses apoiam espanhóis no combate a um incêndio na Galiza

Os Bombeiros de Valença e de Vila Nova de Cerveira juntaram-se aos Bombeiros da Galiza no combate a um incêndio numa nave industrial em Tomiño, este sábado à tarde.