Enfermeira-chefe assegura apoio a grávidas de risco internadas no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho

| Norte
Porto Canal

As grávidas de risco que estão internadas no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho estão, esta segunda-feira, a ser acompanhadas apenas pela enfermeira-chefe, avança a agência Lusa.

Devido ao protesto dos enfermeiros especialistas, que se está a realizar esta segunda-feira, é a “enfermeira-chefe, que habitualmente não tem utentes atribuídas”, que está a assumir as grávidas de alto risco, uma vez que no primeiro turno do dia a enfermeira destacada para aquele serviço recusou prestar aquele tipo de cuidados, apesar de ter a especialidade.

Uma enfermeira também do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho afirmou à porta do hospital que “de toda a equipa de 41 enfermeiras, 23 estão na condição de ter especialidade [em saúde materna] mas de ter um contrato com o hospital como enfermeiros de cuidados gerais”, avança a Lusa.

“Sou enfermeira, tenho orgulho em ser enfermeira, adoro ser parteira. Estamos há 10 anos, e eu há cinco, a exercer a nossa especialidade porque queremos, mas também porque fomos incentivadas a isso. Já chega! Estamos aqui para defender a nossa classe, a nossa carreira, e a lutar pelo que acreditamos, que é absolutamente justo e legítimo”, afirma ainda a responsável que prestou declarações aos jornalistas.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.