Nova missão no Afeganistão vai ser "significativamente mais pequena" - NATO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 mai (Lusa) - O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, adiantou hoje que a missão da organização após 2014, denominada "Resolute Support" (apoio firme), será "significativamente mais pequena" do que a atual e estará distribuída por cinco zonas do país.

"No final de 2014 haverá um ponto de viragem, as forças afegãs serão responsáveis pela segurança do seu país, pela liberdade e pelo futuro do seu país", afirmou o líder da Aliança Atlântica, durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, no final dos dois dias de reunião de ministros da Defesa da organização.

Rassmusen frisou que as autoridades afegãs "serão responsáveis", mas "não estarão sozinhas".

"A comunidade internacional apoiará o Afeganistão e a NATO fará a sua parte para apoiar o país e para que as forças sejam sustentáveis, para que tenham as capacidades necessárias", disse.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.