Detido e acusado homem que ameaçava matar Presidente francês

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 03 jul (Lusa) -- Um homem que ameaçava matar o Presidente francês, Emmanuel Macron, durante o tradicional desfile do 14 de julho em Paris e de atacar diversas minorias foi acusado e detido no sábado, disse hoje fonte judicial.

Interpelado a 28 de junho, o homem de 23 anos, que já tinha sido condenado por apologia do terrorismo e que se descreve como "um nacionalista", procurava comprar uma arma de fogo e disse querer atacar o Presidente da República e várias minorias.

Segundo a porta-voz do Ministério Público de Paris, Agnes Thibault-Lecuivre, o homem foi detido em Argenteuil, nos arredores da capital francesa, e falou à polícia de um plano para atacar Macron no Dia da Bastilha, o da festa nacional francesa.

Nesse dia 14 de julho, Macron vai assistir a um desfile militar em Paris ao lado do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, antes de partir para Nice (sudeste), onde assinalará o primeiro aniversário do atentado terrorista com um camião que matou 86 pessoas.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.