BCP reforça Conselho de Administração com três novos administradores

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 de jun (Lusa) -- O BCP anunciou hoje o aumento do número de membros do Conselho de Administração para 22, com a entrada de três novos administradores em representação da Fosun, aguardando-se a aprovação do BCE e do Banco de Portugal.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP informa que, "por deliberação do Conselho de Administração de 28 de junho de 2017, foram cooptados três novos administradores não executivos, a Sra. Dra. Gu Xiaoxu, o Sr. Dr. Li Cheng e o Sr. Dr. Zhihua Shen, aumentando assim o número de administradores para 22, 14 dos quais não executivos".

O banco acrescenta que, "no âmbito do presente processo de cooptação, se irão agora promover os atos necessários à instrução do processo de pedido de avaliação por parte do BCE [Banco Central Europeu]/BdP [Banco de Portugal]".

No comunicado, o BCP recorda que em 20 de novembro de 2016 anunciou que tinha celebrado com a Fosun, dois dias antes, um memorando de entendimento relativo ao investimento do grupo chinês no capital social do BCP "estabelecendo a cooptação, com sujeição à detenção de 23% do capital social do BCP, de cinco administradores".

Face ao acordado, o Conselho de Administração decidiu, em 09 de janeiro último, cooptar Lingjiang Xu e João Nuno Palma para desempenharem as funções de vogais, não executivo e executivo, respetivamente, até ao termo do mandato em curso (2015-2017).

Esta decisão foi ratificada na reunião magna de acionistas que decorreu em 10 de maio.

O banco recorda ainda que na assembleia-geral de 09 de novembro de 2016 foi aprovado fixar em 25 o número máximo de membros do Conselho de Administração.

No final de 2016, o principal acionista do BCP era o grupo chinês Fosun com 16,67%, seguido da petrolífera Sonangol com 14,87%. Já o grupo EDP tem 2,15% do capital social.

Já este ano, a Fosun (que comprou a seguradora Fidelidade à Caixa Geral de Depósitos) reforçou a posição para cerca de 25% do BCP.

CSJ (IM/DN) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.