Droga no valor de quase 900 milhões de euros queimada na Birmânia e Tailândia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

A Birmânia e a Tailândia, pontos de passagem do tráfico de drogas produzidas no Sudeste Asiático, queimaram esta segunda-feira estupefacientes no valor de quase mil milhões de euros, num sinal de determinação na luta contra o tráfico.

"Esta é a maior incineração de droga de toda a história da Birmânia", afirmou um responsável da polícia birmanesa sobre a destruição dos estupefacientes, no dia mundial contra a droga.

No total, mais de 340 milhões de euros em ópio, heroína, canábis e metanfetaminas ficaram reduzidas a cinzas. Na Tailândia, o montante de droga queimada foi estimado em mais de 526 milhões de euros.

A região do triângulo dourado -- Laos, Tailândia e Birmânia -- foi durante muito tempo a principal fonte de produção de ópio e heroína, até o Afeganistão se tornar um centro de produção.

O estado de Shan, no leste da Birmânia, concentra quase todo o cultivo ilegal de papoila no país, que se mantém como o segundo maior produtor de ópio do mundo.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.