Greve dos vigilantes privados nos aeroportos com adesão "bastante satisfatória"

Greve dos vigilantes privados nos aeroportos com adesão "bastante satisfatória"
| País
Porto Canal com Lusa

A greve dos trabalhadores dos vigilantes privados nos aeroportos está a ter uma "adesão bastante satisfatória", principalmente em Lisboa, Porto e Faro, disse este sábado à Lusa o sindicalista Armando Costa.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que garantem a segurança dos aeroportos, cumprem hoje o primeiro de dois dias de greve para exigir a "contratação coletiva", "melhores condições de trabalho" e "uma carreira com dignidade".

Num primeiro balanço de adesão à greve, Armando Costa, do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), disse que "está a ser mais forte nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro".

"No Funchal e Porto Santo e Açores está com uma adesão mais fraca", disse o sindicalista, que não tem os números de adesão à greve, afirmando apenas que "é bastante satisfatória".

"É complicado [obter estes números] porque há vários turnos", explicou Armando Costa.

Por exemplo, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, esteve fechado durante um período de tempo devido aos festejos de São João e a maior parte dos voos foi concentrada para o período da tarde, sendo por isso esperado que a paralisação tenha "mais impacto ao final da tarde", adiantou.

Também no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é difícil fazer este apuramento, uma vez que o empregador "tem nestes dias um contingente de trabalhadores, devidamente autorizados para exercer aquelas funções, que são chamados pela empresa com o único objetivo de substituir grevistas", salientou Armando Costa.

Sobre o impacto da greve nos aeroportos, o sindicalista disse que "há uma maior aglomeração nos acessos às triagens dos passageiros".

"Mas tendo em atenção que os serviços mínimos, que nós consideramos máximos, estão a ser cumpridos", por despacho do Governo, o tempo de espera dos passageiros acaba por ser "muito curto", adiantou.

Apesar desta situação, Armando Costa considerou que a paralisação está "a corresponder às expectativas".

Contactado pela Lusa, o porta-voz da ANA -- Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira, afirmou que o tempo de fila de espera no Aeroporto de Lisboa está ser "mais elevado do que o normal", mas não há "cancelamentos ou atrasos nos voos imputados à greve".

Segundo Rui Oliveira, esta situação deve-se ao facto de os passageiros terem acatado as recomendações da ANA - Aeroportos de Portugal, nomeadamente chegarem com três horas de antecedência em relação à hora do seu voo e procederem ao despacho de bagagem no 'check-in', para reduzir o número de peças a rastrear no controlo de bagagem de mão.

Rui Oliveira reforçou o apelo aos passageiros para acatarem estas recomendações, evitando assim atrasos e cancelamentos nos voos.

Nos restantes aeroportos do país, segundo o porta-voz da ANA, a greve não está a ter impacto.

Os vigilantes privados de aeroportos marcaram uma concentração para domingo, em Lisboa e no Porto, para denunciar, nomeadamente, que os empregadores "recebem subsídio de segurança pago pelos passageiros à custa dos trabalhadores".

A Associação de Empresas Privadas (AES) lamentou a realização desta greve, uma vez que "deu resposta positiva a várias reivindicações dos trabalhadores".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.