Câmara do Porto compra Teatro Sá da Bandeira por 2,1 milhões de euros

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal do Porto vai comprar o Teatro Sá da Bandeira, a mais antiga sala de espetáculos da cidade, pelo preço de 2,1 milhões de euros e exercendo o direito de preferência, anunciou esta terça-feira à Lusa fonte oficial.

Em entrevista telefónica à agência Lusa, o adjunto do presidente da Câmara do Porto, Nuno Santos, avançou que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decidiu hoje exercer o direito de preferência daquela autarquia para comprar a sala de espetáculos mais antiga da cidade, o Teatro Sá da Bandeira, pelo valor de "2,1 milhões de euros", um valor que classificou de justo, e a intenção é "manter o teatro com a função social e cultural" e não perder esse património.

"É intenção do município adquirir este imóvel considerando o seu interesse histórico e cultural para a cidade do Porto", pelo "preço de 2,1 milhões de euros" lê-se na proposta da autarquia a que a Lusa teve hoje acesso e assinada pela vereadora do pelouro da Educação, Organização e Planeamento, Guilhermina Rego.

O valor de 2,1 milhões de euros que a Câmara vai ter de pagar depois de ter ativado uma avaliação rápida -- três dias -- é um preço "justo e aceitável para o valor de mercado", disse Nuno Santos, referindo que o valor já estava inscrito na escritura entre o vendedor e o comprador, porque não há lugar para negociações quando se exerce o direito de preferência.

A intenção da Câmara do Porto vai ser levada à próxima reunião de Câmara, que se realiza na próxima terça-feira, depois carece ainda de aprovação pela Assembleia Municipal e posteriormente, "pelo valor em causa", está obrigada ao "visto do Tribunal de Contas", explicou Nuno Santos.

O edifício do Teatro Sá da Bandeira, que está localizado na zona de proteção do centro histórico do Porto, não estava classificado e em termos de Plano Diretor Municipal também não estava inscrita a função do exercício, o que significa que "amanhã o novo proprietário do edifício poderia demoli-lo e construir lá um hotel ou outro qualquer equipamento", explicou Nuno Santos.

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.