Proteção civil alerta para risco muito elevado no fim de semana

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 jun (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para o risco muito elevado de incêndio nas regiões do interior norte e centro e na região Sul, em particular no Algarve, devido ao calor previsto para o fim de semana.

Num aviso à população, a ANPC indica que se prevê uma ligeira subida da temperatura máxima na região sul (que deverá variar entre os 30 e os 35 graus centígrados) no sábado, havendo perigo de incêndios.

Deverá registar-se no fim de semana "tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais", indica o comunicado da proteção civil.

Hoje e no sábado, segundo o Instituto Nacional Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do continente, 20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, exceto no sotavento algarvio.

O vento deverá soprar moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

No domingo prevê-se vento moderado (até 35 km/h) de quadrante norte, em especial no litoral a sul do cabo Mondego até ao início da manhã e durante a tarde.

Já a partir de sábado prevê-se alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.

Desde quinta-feira é proibida a realização de queimadas, de fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração e o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Está igualmente proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

CC // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.