Figueiró dos Vinhos faz inventário de casas afetadas pelo fogo até dia 30

| País
Porto Canal com Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 23 jun (Lusa) - A Câmara de Figueiró dos Vinhos está a realizar, até ao dia 30, um inventário das habitações afetadas pelo incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande, que alastrou por outros concelhos e que foi considerado dominado na quarta-feira.

Em edital divulgado hoje, a autarquia de Figueiró dos Vinhos, presidida por Jorge Abreu, informa que a autarquia vai, com equipas no terreno, "proceder à inventariação de habitações permanentes/habitadas afetadas pelos incêndios".

Será ainda realizado o inventário de habitações não ocupadas e de anexos/armazéns agrícolas e florestais, bem como equipamentos, maquinarias e outros bens.

"Para a inventariação das habitações permanentes deverão os proprietários identificar o artigo matricial urbano ou registo de conservatória, documentos de identificação dos proprietários e seguro da casa, caso exista", adianta a autarquia em edital.

A Câmara sugere que, em caso de dúvidas, os munícipes contactem a vereadora Marta Brás através do telefone 914144152.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Ordem dos Enfermeiros analisou 650 queixas e suspendeu oito profissionais em 2023

A Ordem dos Enfermeiros (OE) analisou 650 queixas contra profissionais em 2023, mais 243 relativamente ao ano anterior, das quais resultaram 260 procedimentos disciplinares e a suspensão de oito enfermeiros, revelam dados divulgados à agência Lusa.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.