Madeira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte - IPMA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) -- O arquipélago da Madeira vai estar terça e quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora, informou hoje o Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 de terça-feira e as 05:59 de quarta-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas da ordem dos 120 km/hora.

O IPMA já tinha colocado o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa do vento e da chuva forte para hoje e terça-feira.

Também sob aviso amarelo até às 17:59 de hoje está o arquipélago dos Açores devido à chuva forte.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Évora e Setúbal até às 08:59 de terça-feira devido à persistência dos valores baixos das temperaturas mínimas.

Ainda sob aviso amarelo está o distrito de Faro por causa da agitação marítima, prevendo-se entre as 06:00 de terça-feira e as 11:59 de quarta-feira ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, em especial no barlavento.

O aviso laranja do IPMA é o segundo mais grave - na qual o vermelho é o mais grave e o verde o menos grave - e refere-se a uma situação meteorológica com risco moderado a elevado.

No caso do amarelo, o aviso é ativado quando existem riscos para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado no Algarve a partir do meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro, podendo persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e na beira alta e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 3 e os 13 graus Celsius, no Porto entre 3 e 15, em Faro entre os 8 e os 17, em Bragança entre os -4 e os 8, na Guarda entre 0 e 7, Vila Real entre os -2 e os 8 e em Leiria entre o -1 e os 14.

DD // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.