Declarado plano de emergência distrital - secretário de Estado

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 18 jun (Lusa) - O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmou hoje que foi declarado o plano de emergência distrital face ao incêndio de grandes dimensões que deflagrou no norte do distrito de Leiria.

Em declarações aos jornalistas, Jorge Gomes afirmou que o primeiro-ministro, António Costa, está a acompanhar, a partir do posto de comando nacional, "todas as ocorrências" do incêndio que começou ao início da tarde de sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

Segundo o membro do executivo, mantém-se o mesmo número de vítimas - 19 mortos civis e 20 feridos.

Jorge Gomes referiu ainda que foi instalado um hospital do INEM em Avelar, concelho de Ansião, e a casa funerária de Pedrógão Grande foi aberta para receber "os corpos que foram encontrados".

"O incêndio continua com quatro frentes ativas, muito violentas, muito fortes e continuam a chegar reforços", disse o secretário de Estado, acrescentando que, de momento, há 331 homens a combater as chamas.

De acordo com Jorge Gomes, a primeira prioridade é "socorrer as pessoas".

JYGA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.