Vistoria ao prédio de Leça do Balio só depois de retirado o entulho

Vistoria ao prédio de Leça do Balio só depois de retirado o entulho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A vistoria técnica ao prédio de Leça do Balio, em Matosinhos, onde deflagrou um incêndio a 05 de junho, só será feita depois da retirada do entulho, trabalho quase concluído, disse hoje à Lusa fonte da Câmara de Matosinhos.

Neste momento, estão equipas no local a retirar o entulho, depois de já ter sido feito o escoramento do prédio, e só depois disso é que será realizada a vistoria técnica que irá determinar se existem ou não medidas de segurança para os mais de 100 moradores regressarem a casa, referiu a fonte.

A fonte explicou que será feito um raio-X aos pilares do prédio, responsáveis pela estabilidade global da estrutura, trabalho que se prevê "demorado".

Enquanto a situação não se resolve, os moradores desalojados continuarão a viver em casa de familiares e amigos, que os acolheram na altura, mas nos casos em que não seja possível lá continuar a câmara irá realoja-los, salientou.

Na altura do incidente, nenhum morador precisou de ser realojado pelo município, exceto uma idosa em cadeira de rodas devido à sua mobilidade reduzida.

A 05 de junho, um incêndio deflagrou na cave de uma loja/armazém de Leça do Balio com uma área de cerca de quatro mil metros quadrados e alastrou-se ao rés-do-chão, tendo mobilizado mais de 130 bombeiros e 40 viaturas.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.