Grupo de deputados do PSD quer Agência Europeia do Medicamento em Coimbra

| Política
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 13 jun (Lusa) - Um grupo de deputados do PSD defende a instalação da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em Coimbra, tendo questionado o Governo sobre se a cidade foi estudada como alternativa a Lisboa para receber aquele organismo.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a deputada social-democrata Fátima Ramos, primeira subscritora da pergunta enviada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, defende que Coimbra "seria uma ótima localização" para a EMA e lembra que a cidade "possui um dos mais importantes e prestigiados centros hospitalares do país, o qual tem merecido importantes referências nacionais e internacionais".

No texto, o grupo de deputados do PSD, que inclui, entre outros, Maurício Marques, Margarida Mano e Ana Oliveira, eleitos por Coimbra, e parlamentares "de vários distritos", frisa-se também que a cidade possui uma universidade "de prestígio internacional, com faculdades de farmácia, biologia, medicina; química e engenharia, que podem e devem participar no desenvolvimento de inovação na área do medicamento".

Os sociais-democratas querem saber se Coimbra "foi estudada como alternativa de localização", mas também, em caso de resposta negativa, o porquê dessa hipótese não ter sido considerada e que estudos foram realizados "que levem a concluir pela escolha da cidade de Lisboa em detrimento de Coimbra".

"É fundamental saber se os estudos realizados levaram em consideração o impacto no desenvolvimento da região ao nível dos vários indicadores de desenvolvimento e se existiu correspondência trocada entre o Governo e a Câmara de Coimbra, sobre este assunto, bem como com a reitoria da universidade de Coimbra", lê-se no texto.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

SOS Racismo diz que Aguiar-Branco não tem condições para manter presidência da AR

A associação SOS Racismo defendeu esta sexta-feira que o presidente da Assembleia da República não tem condições para continuar no cargo, depois de ter afirmado que o uso de linguagem que qualifica raças depreciativamente é admissível pela liberdade de expressão.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".