Face Oculta: Refer quer adiar julgamento de funcionário acusado de falso testemunho

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 05 dez (Lusa) - A Refer requereu ao tribunal de Aveiro o adiamento do início do julgamento de um funcionário da empresa que está acusado de prestar falsas declarações, enquanto testemunha no processo "Face Oculta".

A primeira audiência do julgamento chegou a estar marcada para o mês de novembro, mas a defesa da empresa pública, que se constituiu como assistente no processo, requereu que a sessão fosse adiada, até que esteja concluído o processo principal, que está a ser julgado no tribunal de Aveiro.

O procurador do Ministério Público (MP) aderiu igualmente a este requerimento.

A defesa do arguido opôs-se, no entanto, ao referido adiamento, alegando que o pedido é "indecente" e "viola os seus direitos".

Em causa estão as declarações prestadas durante o julgamento do caso "Face Oculta" por Manuel Madureira, um supervisor da Refer que fiscalizou as obras que decorreram na linha do Douro, em 2001, após o acidente com o descarrilamento de um comboio.

Durante a audiência de julgamento, quer o procurador quer o juiz-presidente puseram em evidência contradições da testemunha, tendo em conta as declarações prestadas na Polícia Judiciária.

Apesar das chamadas de atenção, Manuel Madureira manteve o seu depoimento, o que levou o MP a solicitar ao tribunal a emissão de certidões para avançar com a acusação por falso testemunho.

Na mesma sessão, o mandatário da Refer requereu que fosse emitida certidão da ata, bem como registo das gravações da audiência para avançar com um processo disciplinar ao trabalhador.

O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.

Entre os arguidos estão personalidades como Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador do BCP, José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.

JYDN // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.