Banco Central Europeu mantém taxas de juro inalteradas em mínimos históricos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 dez (Lusa) -- O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter as taxas de juro diretoras inalteradas depois de no mês passada ter decidido cortar os juros das principais operações de refinanciamento para um mínimo histórico de 0,25%.

Para além da taxa aplicável às principais operações de refinanciamento, na reunião de hoje do Conselho de Governadores decidiu ainda manter em 0,75% a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual empresta dinheiro aos bancos a um dia.

A facilidade permanente de depósito, que permite aos bancos fazer depósitos de muito curto prazo na instituição, manteve-se em 0%.

Mario Draghi explica as decisões da reunião de hoje em conferência de imprensa.

NM // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.