Passeio de barco e 'karts' junta crianças portadoras de deficiência em Mortágua

| País
Porto Canal com Lusa

Mortágua, Viseu, 26 mai (Lusa) - Um passeio de barco, a prática de canoagem e a condução de 'karts' estão entre as atividades que irão juntar cerca de 160 crianças e jovens portadores de deficiências em Mortágua, na terça-feira, disse hoje a GNR de Viseu.

De acordo com o chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas da GNR de Viseu, José Machado, entre as 09:30 e as 16:30 de terça-feira, mais de centena e meia de alunos portadores de deficiência ou multideficiência, que frequentam instituições do distrito de Viseu, terão à sua espera "um dia diferente".

"Este é o terceiro ano em que nos aliamos a uma iniciativa deste género, que tem por objetivo dar oportunidade às pessoas com algumas dificuldades de poderem usufruir, pelo menos uma vez no ano, de atividades que as crianças e jovens sem qualquer tipo deficiência podem usufruir no seu dia-a-dia", justificou, em declarações à agência Lusa.

José Machado explicou que participarão na iniciativa crianças e jovens de diferentes idades, de várias instituições do distrito de Viseu, nomeadamente a Vários de Tondela, a APPACDM de Viseu através do estabelecimento de Vila Pouca - Santa Comba Dão, a Assol, a APCV - Equipamento de Oliveira do Conde Carregal do Sal e o CAO da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

A iniciativa conta ainda com vários alunos com necessidades educativas especiais dos Agrupamentos de Escolas de Mortágua, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Cândido Figueiredo e Tomaz Ribeiro de Tondela, acompanhados pelos respetivos docentes de educação especial e por assistentes operacionais.

Entre as atividades previstas está um passeio de barco ao largo da Barragem da Aguieira, a prática de canoagem, insufláveis, condução de 'karts' num circuito rodoviário improvisado, passeio de charrete e alguns jogos didáticos proporcionados pelos alunos da Escola Profissional Beira Aguieira.

"A embarcação que utilizamos na fiscalização vai servir para que as crianças e jovens possam dar uma pequena volta na Aguieira. Será apenas uma voltinha, de forma que possa abranger toda a gente que esteja presente", referiu.

José Machado apontou ainda que a atividade de terça-feira, intitulada "Direito à Diferença e à Inclusão", deverá ser replicada nos próximos anos.

"É uma iniciativa para continuar, se houver condições, alargando o convite a quem esteja interessado em participar", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.