"Durante o Fim" mostra a "espiritualidade" na obra de Rui Chafes

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) - O filme "Durante o Fim", sobre o universo artístico do escultor Rui Chafes, mostra uma obra "com uma intensa postura ética" e "grande espiritualidade", em falta hoje em dia, nalgumas áreas da sociedade, segundo o realizador, João Trabulo.

A obra, criada em 2003 e com estreia comercial em 2011, vai ser lançada em DVD, numa exibição marcada para sexta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a presença do realizador e do artista.

Contactado pela agência Lusa, João Trabulo indicou que o lançamento da obra em DVD "vem fechar um ciclo", depois da sua estreia comercial, e itinerância por vários museus e festivais, em Portugal e no estrangeiro, onde conquistou prémios.

"Ele [Rui Chafes] é um artista com uma grande intensidade criativa, e sobretudo com uma grande espiritualidade que está em falta hoje em dia, em muitas vertentes da sociedade", sublinhou.

O que fascinou João Trabulo desde o início, na obra de Rui Chafes, foi a sua "intensa postura ética, que está patente no seu trabalho".

"O filme mostra um pouco isso: o percurso que um artista tem de fazer, o esforço, a dedicação, a perseverança, misturado com o talento, para que se atinja a perfeição. Se é que isso existe", comentou o realizador.

"Durante o Fim", em DVD, teve lançamento oficial em Paris na última semana, durante o Lusoscopie, um evento com uma programação de vários artistas portugueses, incluindo Rui Chafes.

Realizado em 2003, o filme foi premiado, entre outros, no The European Union Countries Documentaries Panorama (2006), no Festival do Rio de Janeiro (2004), no New York Independent Film Festival (2004) e no Festival International du Film sur L'Art (2004).

João Trabulo - que se iniciou no cinema com o produtor Paulo Branco, na Gemini (Paris) e Madragoa (Lisboa) colaborando em filmes de Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Robert Kramer e Pedro Costa - contou à Lusa que decidiu fazer o filme naquela altura porque conhecia o trabalho de escultura de Rui Chafes, e considerava-o "extraordinário".

"Como [Rui Chafes] é muito avesso a reportagens sobre o seu trabalho, tem sempre reservado este seu universo a ocasiões especiais. Este filme, é de facto uma ocasião especial, e foi com o consentimento dele que se decidiu fazer o lançamento em DVD, na sequência do Prémio Pessoa 2015", atribuído ao escultor.

João Trabulo - que já fez filmes sobre o pintor Fernando Lanhas e o escritor Teixeira de Pascoaes - considera muito importante a divulgação do trabalho de Rui Chafes ao público, "até porque muitos estudantes de belas artes têm pedido" para o ver.

Rui Chafes "não anda só à procura de reconhecimento, preserva-se muito, não cede a algumas tentações de aparecer socialmente. Ele está sobretudo preocupado com o seu trabalho e deixar algo que tenha referências éticas, sociais e espirituais muito fortes".

Nascido em Lisboa, há 50 anos, onde vive, Rui Chafes representou Portugal, juntamente com José Pedro Croft e Pedro Cabrita Reis, na 46.ª Bienal de Arte de Veneza, em 1995, e, em 2004, na 26.ª Bienal de S. Paulo, com um projeto conjunto com Vera Mantero.

O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal e no estrangeiro, desde os anos 1980, e há dois anos apresentou a exposição antológica "O peso do paraíso", no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.