Turismo e construção fazem São Tomé e Príncipe crescer 5,4% este ano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ahmedabad, Índia, 22 mai (Lusa) - O turismo e o investimento na construção deverão fazer o crescimento do Produto Interno Bruto de São Tomé e Príncipe acelerar para 5,5% neste e no próximo ano, depois de já ter crescido 5% no ano passado.

De acordo com o relatório do Banco Africano para o Desenvolvimento, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e das Nações Unidas, hoje divulgado em Ahmedabad, na Índia, "o crescimento deverá chegar aos 5,6% este ano e depois 5,4% em 2018, impulsionado principalmente pelo investimento direto estrangeiro na construção e no turismo".

A dependência do financiamento externo é uma das dificuldades do arquipélago, dizem os analistas, que notam que "encontrar recursos nacionais suficientes para financiar a despesa pública é um desafio importante", o que origina um "grande volume de dívida pública, estimada em 75% do PIB em 2015".

Para melhorar o ambiente de negócios, "aumentando o empreendedorismo, a indústria e o investimento estrangeiro, o Governo devia adotar um conjunto de reformas, incluindo uma descida de impostos, e medidas que facilitassem a obtenção de empréstimos", concluem os analistas.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.