Taiwan inicia segunda fase de exercícios militares

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 22 mai (Lusa) -- O exército de Taiwan iniciou hoje a segunda parte das manobras militares "Han Kuang" que simulam, com fogo real, a defesa perante um ataque relâmpago, num momento de crescente tensão com Pequim.

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, assistiu ao arranque das manobras.

Esta fase das manobras, que termina na sexta-feira, segue-se a outra de guerra cibernética, no início do mês, que contou com a presença de militares norte-americanos, visando reforçar a capacidade de combate e defesa dos três ramos das forças armadas.

Nesta fase simula-se a defesa perante um ataque múltiplo do exército chinês lançado a partir do mar e ar, que inclui uma tentativa de desembarque de um anfíbio na ilha e um bombardeamento a partir de uma base aérea, indicou o Ministério da Defesa de Taiwan.

Na resposta ao hipotético ataque anfíbio, em que participam helicópteros de ataque, tanques "M60A3" e artilharia com mísseis "Thunderbolt-2000", e no do bombardeamento, os aviões e mísseis mais avançados de Taiwan.

A guarda costeira de Taiwan vai simular manobras de defesa da ilha taiwanesa de Taiping, também conhecida como Itu Aba, que se encontra nas disputadas ilhas Spratly, no mar da China meridional.

Taiwan é independente desde 1949, data em que os nacionalistas do Kuomintang (KMT) ali se refugiaram depois de terem sido derrotados pelos comunistas, que fundaram, no continente, a República Popular da China.

Pequim considera Taiwan parte da China, que deverá ser reunificada, se necessário pela força.

FV (EJ) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.