Aniversário abençoado por Francisco, convidado especial em dia único

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) -- O 12 de maio jamais será o mesmo daqui para a frente para Lúcia Morgado, natural de Viseu, que celebrou os 42 anos em pleno Santuário de Fátima, aniversário abençoado pela presença do papa, "um convidado especial".

Minutos antes da entrada do papamóvel no recinto do santuário, os amigos e familiares recorreram a um bolo de arroz e cantaram os parabéns à aniversariante, perante o olhar da multidão que se amontoava há horas a guardar o melhor lugar para ver Francisco passar.

"É um dia especial. Pessoalmente porque é o meu aniversário, mas é um momento muito importante para todos nós em Portugal e um momento de esperança. Este papa traz-nos muita esperança e é um grande conforto acolhermo-lo em Portugal. E ele vir ao meu aniversário, bem, é um convidado especial", disse Lúcia Morgado entre sorrisos e a visível emoção de ter presenciado a poucos metros e momentos antes, o papamóvel passar à sua frente.

Os acenos, os telemóveis no ar para captar o momento da chegada do bispo de Roma, os gritos de vivas e de alegria da multidão, as lágrimas e a emoção, são imagens que ficarão gravadas na memória de todos aqueles que não ficam indiferentes à presença de Francisco.

"É um dia que nunca vou esquecer. Os meus 42 anos vão ser marcados por esta festa maravilhosa que é a de acolher em Fátima, no coração de Maria, o santo padre", sublinhou Lúcia Morgado.

Passavam alguns minutos das 18:00. A chuva dos dias anteriores tinha dado lugar ao sol. Os guarda-chuvas transformaram-se em guarda-sóis, mas o calor não levava ninguém a abandonar o lugar 'reservado' há longas horas.

Ouvia-se falar em portugês, inglês, espanhol ou brasileiro e as bandeiras eram muitas e de vários países.

Uns sentados, outros deitados, a maioria de pé, os peregrinos iam ficando impacientes para ver o papa ali tão perto. Mesmo que só por breves segundos.

Hélder Gonçalves, 42 anos, não conseguia esconder o nervoso miudinho. Peregrino a partir de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, agarrava o bordão, a que estava preso um terço. Os dois adereços da fé têm "um significado especial", pois acompanharam-no nas jornadas mundiais da juventude, evento onde o papa Francisco também marcou presença.

O tremor da mão que segurava o telemóvel ligado para gravar a passagem do Chefe da Igreja Católica e os olhos embargados, denunciavam os sentimentos que inundavam o peregrino.

"É sempre emocionante e uma sensação única. Tal como o hino diz: 'ele é o mensageiro na esperança e da paz'. Portanto, é sempre uma grande emoção conseguir estar perto de um dos homens que trazem uma mensagem especial", afirmou à reportagem da agência Lusa.

No telemóvel ficaram as imagens e as fotografias daquele momento rápido, mas inesquecível para Hélder Gonçalves, assim como para os milhares de peregrinos que resistiram às horas de espera, à chuva, ao frio e depois ao sol, para gravarem na memória a chegada do papa Francisco ao Santuário de Fátima.

O papa Francisco foi hoje recebido com entusiasmo por milhares de pessoas em Fátima, fez, em silêncio, uma longa oração junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, e pediu a "concórdia entre todos os povos".

Jorge Mario Bergoglio, que no sábado vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, chegou às 16:10 à base de Monte Real, sendo recebido pelas três principais figuras do Estado -- o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

JGS // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo.

É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar o céu português e espanhol no final da noite deste sábado.