REFER vai investir 35 milhões de euros na Linha do Minho até 2015

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 dez (Lusa) -- O Programa Operacional de Valorização Territorial (POVT) aprovou o início da modernização da Linha do Minho ainda dentro do atual quadro comunitário de apoio, revelou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Emídio Gomes, em declarações hoje à Lusa, no final de um encontro em Santiago de Compostela com o presidente da Xunta da Galiza, Núñes Feijóo, afirmou que, para já, estão "aprovados 35 milhões de investimento para a obra arrancar ainda no primeiro semestre de 2014"

Segundo o presidente da CCDRN, "o POVT confirma que aprovou a candidatura da REFER em duas fases, esta primeira já de imediato, e, face ao volume da obra, comunicou à Comissão Europeia que se trata de um grande projeto que a seguir a estes 35 milhões, há cerca de 65 que se seguirão numa fase posterior, já no próximo quadro comunitário de apoio".

Emídio Gomes mostrou-se satisfeito por ter conseguido levar esta novidade para o primeiro encontro oficial entre as duas presidências no território da eurorregião. "Eu tinha o compromisso de aqui trazer uma data e uma solução", afirmou acrescentando que "o que é bom é que estão 100 milhões politicamente consignados".

Em novembro, o presidente da REFER, Rui Loureiro afirmou que o projeto de modernização da Linha do Minho tem um prazo de execução de 30 meses, prevê a eletrificação dos seus 96 quilómetros de extensão e a construção de estações técnicas para cruzamento de comboios com 750 metros.

DP (JAP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.