Mulher afogada na Póvoa de Varzim, quatro mortos nas praias portuguesas hoje

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma mulher de nacionalidade austríaca, de 66 anos, morreu hoje afogada numa praia da Póvoa de Varzim, depois de ter sido arrastada por uma onda, disse à Lusa à fonte da capitania local.

A morte desta mulher eleva para quatro o número de vítimas fatais hoje nas praias portuguesas, depois de um casal de espanhóis ter morrido na Nazaré e um homem português ter morrido depois de tentar salvar um casal numa praia da Costa da Caparica.

O acidente com a mulher austríaca ocorreu ao início da noite, na praia da Lagoa, em Aver-o-Mar, uma freguesia da Póvoa de Varzim, quando a vítima passeava no areal, juntamente com o marido, e foram surpreendidos por uma onda, que os arrastou para o mar.

"O homem ainda conseguiu nadar e, apoiado por populares e um nadador-salvador, foi resgatado, enquanto a mulher acabou por desaparecer no mar. Apesar do esforço desse nadador-salvador e de elementos do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e da Polícia Marítima que se dirigiram para o local, só foi encontrada 20 minutos depois, quando deu à costa", disse José Manuel Coelho, capitão do porto da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Segundo o responsável pela capitania local, "equipas médicas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ainda fizeram manobras de reanimação e transportaram a vítima para hospital local, onde óbito acabaria por ser confirmado".

O capitão do porto assegurou que a homem que foi resgatado "está consciente e sem ferimentos graves, embora muito abalado psicologicamente".

José Manuel Coelho explicou, ainda, que o casal de austríacos estava na Póvoa de Varzim a gozar um período de férias, estando alojado numa unidade hoteleira da cidade.

Esta tarde, duas pessoas morreram por afogamento na praia da Nazaré, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, adiantando que se trata de um homem e uma mulher, septuagenários, de nacionalidade espanhola.

Segundo o CDOS de Leiria, o alerta foi dado, via 112, às 14:35 e no local estiveram os bombeiros e elementos da Capitania da Nazaré, com sete viaturas e dois meios aquáticos, além da PSP.

Também um homem de 31 anos morreu vítima de afogamento, após ter entrado no mar para tentar salvar as outras duas pessoas, que ficaram feridas, na Costa da Caparica. O homem foi ainda transportado ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde o óbito foi confirmado.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal disse à Lusa que o alerta foi dado às 13:15 e estiveram, na Praia da Rainha, os bombeiros de Cacilhas, INEM e elementos da Polícia Marítima.

+ notícias: Norte

Mata irmão a tiro e fica condenado a 14 anos de prisão em Vila Pouca de Aguiar

O Tribunal de Vila Real condenou esta terça-feira um homem de 49 anos a uma pena de 14 anos de prisão pelo homicídio do irmão, em Vila Pouca de Aguiar.

Câmara cede por 20 anos complexo desportivo a clube de Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo vai ceder, gratuitamente, por 20 anos, renováveis automaticamente por períodos iguais e sucessivos, a Praça Viana, complexo desportivo criado na antiga praça de touros que custou mais de cinco milhões de euros.

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.