WebSummit: Cimeira tecnológica abre hoje em Lisboa 1.º escritório fora da Irlanda

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 abr (Lusa) - A WebSummit acaba de inaugurar o seu primeiro escritório em Lisboa, no edifício Enter da Portugal Telecom, um espaço com capacidade para 100 pessoas e onde a operadora de telecomunicações também acolherá 'startups' do seu programa de empreendedorismo.

A partir de hoje, o número 7 da Rua da Moeda, edifício que pertence à PT e situado no Cais do Sodré, vai acolher "temporariamente" o primeiro escritório fora da Irlanda da cimeira tecnológica WebSummit, segundo informação da organização do próprio evento e da PT.

Em entrevista à Lusa, em setembro do ano passado, o presidente e fundador da WebSummit, Paddy Cosgrave, já tinha anunciado que ia abrir o primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa e contratar "mais de uma dúzia de colaboradores logo após a edição de 2016 do evento". Na altura, o Hub Criativo do Beato foi o lugar apontado.

Em resposta a questões da agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa informou que se pretende que a "WebSummit seja uma das primeiras entidades a integrar" o Hub Criativo do Beato, que "está em desenvolvimento" e onde decorrem as "primeiras obras".

"Ainda não existe data para abertura oficial. Trata-se de um espaço com cerca de 20 edifícios e é uma intervenção exigente, pelo que a implementação é faseada", segundo a autarquia.

A presidir à inauguração desta quarta-feira estão Paddy Cosgrave, o presidente da PT, Paulo Neves, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

A cerimónia marca também a abertura do novo espaço da PT dedicado às 'startups' (novas empresas com rápido potencial de crescimento) do seu programa de empreendedorismo e inovação "Enter" e a outros projetos ou empresas que ali queiram ter um local para trabalhar ou para reuniões.

Inserido numa estratégia global de inovação aberta do Grupo Altice, o programa Enter apoia 'startups', com o objetivo de permitir a aceleração do seu próprio processo de inovação, atuando como porta de entrada no ecossistema de inovação e disponibilizando meios, 'know-how' (conhecimento) e 'networking' (rede de contactos).

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly, a WebSummit é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.

A WebSummit é uma conferência global de tecnologia que volta a decorrer este ano em Lisboa, depois de ter atraído à capital portuguesa na edição anterior cerca de 53.000 participantes, de 166 países, incluindo 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, vai manter-se em Lisboa até 2020 e poderá ficar por mais dois anos.

No final do evento que decorreu em novembro passado, Paddy Cosgrave estimou que o número de participantes aumentará na edição deste ano até ao máximo de 80 mil.

A edição deste ano da WebSummit decorrerá entre 06 e 09 de novembro, em Lisboa.

JMG/PL // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.