Colégio das Artes de Coimbra acolhe ramo virtual do Museu Estadual Russo

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 21 abr (Lusa) -- O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (UC) inaugura, na segunda-feira, uma extensão virtual do Museu Estadual Russo, que abre "uma porta para a cultura russa" e para o seu legado.

Dispondo de mais de 400 mil obras de arte, que "abrangem todos os períodos, formas, géneros, escolas e movimentos de arte de ícones antigos, até obras de arte das vanguardas modernistas", o Museu Russo "é o maior museu de arte do mundo", salientou hoje à agência Lusa o diretor do Colégio das Artes, António Olaio.

Com a entrada em funcionamento, em Coimbra, do ramo virtual daquele museu, "abre-se uma porta para a cultura moderna" da Federação Russa enquanto "espaço de liberdade", para, a partir do seu legado, "motivar outros artistas a fazerem outras coisas" ao nível da criação.

"Vamos receber informação diversa e ter acesso a documentação e imagens" do museu, com sede em São Petersburgo, a segunda cidade mais importante do país, a seguir à capital, Moscovo, além da possibilidade de participação em videoconferências, entre outras iniciativas da instituição russa, exemplificou António Olaio.

Encetado com apoio do Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o novo projeto cultural permitirá um acesso mais fácil dos estudantes e investigadores portugueses à arte russa de diferentes épocas, salientou.

A inauguração deste ramo virtual do Museu Estadual, no ano em que o centenário da Revolução Russa é assinalado um pouco por todo o mundo, coincide com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a UC e o organismo cultural da Federação Russa, na segunda-feira, às 11:00, com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

Participa também na cerimónia o diretor do Museu Russo, Vladimir Gusev, que proferirá uma conferência.

Aquele que foi o primeiro museu estadual de arte russa, fundado em finais do século XIX, possui quase meio milhão de obras de diferentes períodos e escolas, e abrange autores tão diferentes como Andrei Rublev, Alexander Ivanov, Pavel Antokolsky, Kazimir Malevich, Wassily Kandinsky e Marc Chagal, entre outros.

O protocolo consolida "o estreitamento das relações entre as duas instituições", iniciado com a assinatura de uma Carta de Intenções, em dezembro de 2016, em São Petersburgo, numa cerimónia com a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e do seu homólogo russo, além do próprio responsável do Colégio das Artes de Coimbra, António Olaio.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.