Presidente Maduro acusa Bogotá de preparar atentado contra guerrilha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 21 abr (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou hoje o Governo do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, de estar a preparar um atentado contras o movimento de guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"Continuam a matar dirigentes camponeses, estudantis e operários, e estão a preparar um ataque contra as FARC (...) contra os líderes que assinaram a paz", disse Maduro, citando informações dos serviços secretos.

As declarações do Presidente da Venezuela têm lugar depois de o homólogo colombiano ter pedido ponderação ao Governo venezuelano na entrega de armamento às milícias. Juan Manuel Santos também disse aos jornalistas que a revolução bolivariana fracassou.

Maduro sublinhou que o Governo colombiano e as FARC "assinaram um acordo de paz graças a [Hugo] Chávez e a mim", de acordo com as declarações transmitidas pela televisão venezuelana.

Hugo Chávez foi Presidente da Venezuela entre 1999 e 2013.

"Vou divulgar todas as gravações e todos os segredos que tenho do processo de paz, para que se saiba que o processo de paz na Colômbia tem sido uma farsa", frisou.

Nicolás Maduro acrescentou que mais de cinco milhões de colombianos estão a viver na Venezuela. Este ano, chegaram 35 mil para fugir "do desemprego, da miséria, da fome, dos paramilitares, da falta de liberdade e democracia".

"A Colômbia é um Estado falido", frisou.

Nos últimos meses, a imprensa colombiana tem noticado que milhares de venezuelanos atravessam frequentemente a fronteira para conseguir alimentos e medicamentos no país vizinho.

FPG // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.