Julgamento de ex-Presidente da Coreia do Sul arranca a 02 de maio

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 21 abr (Lusa) -- A primeira sessão do julgamento por corrupção da Presidente destituída da Coreia do Sul vai realizar-se a 02 de maio, uma semana antes das presidenciais antecipadas, foi hoje anunciado.

Fontes próximas do tribunal do distrito central de Seul, que vai julgar o caso, indicaram à agência noticiosa sul-coreana Yonhap que essa foi a data escolhida para uma audiência preparatória, à qual Park Geun-hye, de 65 anos, não é obrigada a assistir.

A defesa vai apresentar ao tribunal a posição de Park perante as acusações de que é alvo, que incluem abuso de poder, suborno, coação ou revelação de segredos de Estado.

O Ministério Público oficializou, na passada segunda-feira, as acusações contra Park, que se encontra em prisão preventiva desde 31 de março.

Caso seja considerada culpada, a filha de Park Chung-hee, chefe do exército que governou o país entre 1961 e 1979, enfrenta uma pena que pode ir de dez anos a prisão perpétua.

A acusação considerou provado que Park criou, com a amiga Choi Soon-sil, uma rede através da qual pediu e obteve subornos de pelo menos três empresas -- Samsung, Lotte e SK -- no valor de cerca de 59.200 milhões de wons (cerca de 48 milhões de euros).

Park Geun-hye começou a ser investigada depois de perder a imunidade presidencial, no seguimento da destituição pelo Tribunal Constitucional, a 10 de março.

Esta foi a primeira vez que a Coreia do Sul destituiu um Presidente eleito democraticamente e a primeira vez que celebra eleições presidenciais antecipadas.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.