Padre Francisco Ferro, "protomártir do Brasil", canonizado a 15 de outubro

| País
Porto Canal com Lusa

Cidade do Vaticano, 20 abr (Lusa) -- O papa francisco canonizará a 15 de outubro na basílica de S. Pedro, no Vaticano, os "protomártires do Brasil", mortos nas perseguições anticatólicas no século XVII pelos holandeses, em que se inclui o padre português Francisco Ferro.

Nas perseguições na arquidiocese de Natal, sob jurisdição portuguesa, entre julho e outubro de 1645, morreram 30 pessoas, entre as quais os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira.

As mortes ocorreram nas localidades de Cunhau e Uruacu, em Natal, estado do Rio Grande do Norte, durante uma missa dominical proferida por Soveral.

Os fiéis católicos foram beatificados por João Paulo II, no Vaticano, a 05 de março de 2000.

O anúncio do papa Francisco foi feito durante o consistório realizado hoje, no qual foram ainda fixadas as datas de canonizações de outros futuros santos, entre os quais os dois pastorinhos portugueses Jacinta e Francisco a 13 de maio, em Fátima.

A canonização de Francisco e Jacinta, beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000, estava dependente do reconhecimento de um milagre, a cura de uma criança brasileira, em 2013, o que aconteceu a 23 de março.

O Papa visita Fátima a 12 e 13 de maio para o centenário das "aparições", em 1917.

A 15 de outubro serão canonizados também os chamados mártires de Tlaxcala, três crianças indígenas mexicanas, o beato espanhol Faustino Miguez, fundador do instituto Calasancio filhas da Divina Pastora e o sacerdote franciscano Luca Antonio Falcone.

As três crianças, Cristóbal, Juan e Antonio, assassinadas em 1527, o primeiro, e em 1529 os outros dois, foram beatificadas em maio de 1990 na basílica de Guadalupe por João Paulo II.

O novo santo espanhol, Faustino Miguez, nasceu em Xamirás, uma aldeia na província de Orense a 24 de março de 1831 e morreu em Getafe (Madrid) a 08 de março de 1925. Foi beatificado em outubro de 1998 por João Paulo II.

GC (NS) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.