SeallySeason estreiam "Rehab" no dia 20 no Teatro da Trindade

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- O papel do espetador como cocriador do espetáculo de teatro é um dos temas da peça "Rehab", que os SillySeason vão estrear no Teatro da Trindade, em Lisboa, a 20 de abril.

Segundo a companhia, a peça visa a construção de uma dramaturgia que permita refletir sobre o papel do espetador enquanto elemento essencial do espetáculo e a sua autoridade, capacidade e qualidade enquanto cocriador desse espetáculo.

Em "Rehab" analisam-se ainda as características internas e externas de um determinado público, sempre na tentativa de "reabilitação" desse público e, consequentemente, daquilo de que é elemento fundamental: o espetáculo de teatro, acrescentam.

Os SeallySeason recuperam, assim, conceções teóricas do filósofo Jacques Rancière, do crítico Nicolas Bourriaud e da investigadora Marie-José Mondazin, que exploraram as ligações entre estética e política, mas também questionam o papel do espetador na construção do espetáculo.

Assim, a companhia SeallySeason parte do geral para o particular, ficciona rotinas e coloca questões às quais pretende dar resposta.

Por isso, a companhia questiona também qual a pertinência deste espetáculo enquanto arte e entretenimento, e no sentido de uma reabilitação e reestruturação de um espaço.

"Rehab" sucede a "Grande Plano", transmitido este ano pela RTP2, e a "Pano de Fundo", espetáculo produzido em 2016.

A peça, que tem criação e interpretação de Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Silva e Ricardo Teixeira, e desenho de luz da SeallySeason, vai estar em cena de quarta-feira a sábado, às 21:45, e aos domingos, às 17:00, no Teatro da Trindade, em Lisboa, até 07 de maio.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.