SeallySeason estreiam "Rehab" no dia 20 no Teatro da Trindade

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- O papel do espetador como cocriador do espetáculo de teatro é um dos temas da peça "Rehab", que os SillySeason vão estrear no Teatro da Trindade, em Lisboa, a 20 de abril.

Segundo a companhia, a peça visa a construção de uma dramaturgia que permita refletir sobre o papel do espetador enquanto elemento essencial do espetáculo e a sua autoridade, capacidade e qualidade enquanto cocriador desse espetáculo.

Em "Rehab" analisam-se ainda as características internas e externas de um determinado público, sempre na tentativa de "reabilitação" desse público e, consequentemente, daquilo de que é elemento fundamental: o espetáculo de teatro, acrescentam.

Os SeallySeason recuperam, assim, conceções teóricas do filósofo Jacques Rancière, do crítico Nicolas Bourriaud e da investigadora Marie-José Mondazin, que exploraram as ligações entre estética e política, mas também questionam o papel do espetador na construção do espetáculo.

Assim, a companhia SeallySeason parte do geral para o particular, ficciona rotinas e coloca questões às quais pretende dar resposta.

Por isso, a companhia questiona também qual a pertinência deste espetáculo enquanto arte e entretenimento, e no sentido de uma reabilitação e reestruturação de um espaço.

"Rehab" sucede a "Grande Plano", transmitido este ano pela RTP2, e a "Pano de Fundo", espetáculo produzido em 2016.

A peça, que tem criação e interpretação de Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Silva e Ricardo Teixeira, e desenho de luz da SeallySeason, vai estar em cena de quarta-feira a sábado, às 21:45, e aos domingos, às 17:00, no Teatro da Trindade, em Lisboa, até 07 de maio.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Desconvocada greve dos trabalhadores da IP

A greve dos trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária da Infraestruturas de Portugal (IP) prevista para as próximas terça e quinta-feira foi desconvocada, anunciou este sábado a empresa.

Últimos seis finalistas do Festival da Canção são escolhidos este sábado

A escolha do representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio na Suécia, continua este sábado, na segunda semifinal do 58.º Festival da Canção na qual serão apurados os últimos seis finalistas do concurso.

Ferido grave após colisão rodoviária em Amarante

Duas pessoas ficaram feridas, ao início da manhã deste sábado, na sequência de uma colisão rodoviária entre um veículo ligeiro de passageiros e outro de mercadorias na Nacional 15 em Amarante, junto à Residencial Sampaio, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa.