Marcelo condecora cantor Tito Paris no sábado, antes de viajar para Cabo Verde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jan (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar no sábado o músico, cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris, em Lisboa, imediatamente antes de viajar para Cabo Verde, para uma visita de Estado de três dias.

Tito Paris, que tem 53 anos e vive em Lisboa, vai ser condecorado numa cerimónia que está marcada para as 14:45, no Palácio de Belém, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

Em seguida, Marcelo Rebelo de Sousa viajará para a cidade da Praia, capital de Cabo Verde, onde deverá chegar cerca das 19:30 locais (21:30 em Lisboa).

Natural do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde nasceu a 30 de maio de 1963, Tito Paris é o penúltimo de nove irmãos, na sua grande maioria músicos.

Começou a tocar nos bares e restaurantes do Mindelo, onde reside a elite intelectual do arquipélago de Cabo Verde, e formou várias bandas, aprendendo com outros músicos locais, incluindo o seu primo, Bau.

Chegou ao mundo dos discos através da música "Regresso", que escreveu e da qual fez os arranjos para um álbum de Cesária Évora, a mais conhecida artista cabo-verdiana.

Encorajado por Bana, outro dos vultos da música de Cabo Verde, Tito Paris partiu para Lisboa com 19 anos, no início dos anos 80, para integrar, na altura, o também conhecido conjunto Voz de Cabo Verde. Tocou no agrupamento durante quatro anos, após os quais começou a seguir uma carreira em nome próprio.

IEL (JSD) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Governo arranca negociações com ANA para encurtar prazos do contrato do novo aeroporto de Lisboa

O Governo disse esta terça-feira que vai começar já a negociar com a ANA Aeroportos para abreviar os prazos para o desenvolvimento do novo aeroporto em Alcochete, previstos no contrato de concessão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.