Parlamento escocês aprova novo pedido para fazer referendo sobre independência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Edimburgo, 28 mar (Lusa) - O parlamento escocês aprovou hoje uma moção para autorizar a primeira-ministra Nicola Sturgeon a solicitar formalmente ao governo britânico a realização de um segundo referendo sobre a independência da Escócia.

A votação (69 votos a favor e 59 contra) surge na véspera do pedido formal do Reino Unido para sair da União Europeia, conhecido por 'Brexit'.

O Reino Unido referendou o 'Brexit' no verão passado e a opção "sair" ganhou globalmente com 52% contra 48%.

No entanto, na Escócia os eleitores votaram maioritariamente contra a saída da UE.

O parlamento regional escocês em Edimburgo votou hoje uma autorização para que Sturgeon insista com a primeira-ministra britânica, Theresa May, que considera a questão da independência escocesa já decidida.

Em 2014 a Escócia realizou um referendo sobre o assunto, no qual a opção independência perdeu por escassa margem.

NVI // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.