Direção do PS precisa de se libertar de Sócrates e de Soares -- PSD

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) - O líder parlamentar do PSD desafiou hoje a direção socialista de António José Seguro a libertar-se de uma "liderança ensombrada" pelo seu antecessor, José Sócrates, e pelo fundador do PS Mário Soares.

No encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2014, na Assembleia da República, Luís Montenegro sustentou que só assim o PS ficará disponível para o diálogo com a maioria PSD/CDS-PP, e apelou à "clareza" e à "coragem".

Numa alusão à conferência impulsionada por Mário Soares que se realizou na quinta-feira, na Aula Magna, em Lisboa, o líder parlamentar do PSD perguntou: "Afinal, quem faz hoje a agenda do PS? O seu secretário-geral, ou essa aula magna que instiga a quebra da urbanidade e do respeito democrático e que exige, de uma assentada e cumulativamente, a queda do Governo, a queda do parlamento e a queda do Presidente da República? Onde está a defesa do Estado de direito e onde está a defesa da Constituição da República?".

Luís Montenegro, que neste ponto do seu discurso foi interrompido por palmas das bancadas da maioria, afirmou: "O país espera do PS a capacidade para conjugar esforços num diálogo sobre o nosso futuro coletivo, mas para isso é preciso que tenha verdadeira vontade. Tenho para comigo que isso só acontecerá quando se libertar de uma liderança ensombrada pelo ex-líder [José Sócrates] e pelo fundador [Mário Soares], alternadamente".

Segundo o social-democrata, "ainda se ouvem palavras construtivas e de moderação em Francisco Assis [membro do Secretariado Nacional do PS] ou mesmo em Teixeira dos Santos [ministro das Finanças do anterior Governo do PS], que defendeu a abstenção do PS neste Orçamento do Estado".

"E o silêncio da direção do PS, que valor devem os portugueses atribuir-lhe? De concordância encapotada, ou de discordância envergonhada?", interrogou.

"Todos precisamos de clareza. O futuro de Portugal precisa da clareza de todos. Todos precisamos de humildade e de coragem, e o futuro de Portugal precisa da humildade e da coragem de todos", defendeu.

Luís Montenegro sustentou que "o patriotismo e a responsabilidade sobre as futuras gerações" obrigam a um "entendimento mínimo sobre o caminho a seguir, sem complexos e sem fantasmas".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.