Cinemas de todo o mundo registaram 34,1 mil milhões de euros de receitas

| País
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 23 mar (Lusa) - As salas de cinema de todo o mundo registaram 34,1 mil milhões de euros de receitas de bilheteira em 2016, o que representa um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, revelou a Associação de Cinema dos Estados Unidos.

O relatório anual estatístico sobre consumo global de cinema em sala, divulgado na quarta-feira, dá conta de que as receitas de bilheteira da exibição comercial continuam a subir, ainda que de forma tímida, acompanhando também o aumento do número de salas para um total de 164 mil.

"O aumento continuado das receitas de bilheteira demonstra que a sala de cinema continua a ser a primeira opção dos espectadores para experimentarem ver uma boa história", afirmou Chris Dodd, diretor daquela associação.

Os cinemas nos Estados Unidos e Canadá, que em conjunto são a região líder do mercado internacional, registaram um aumento de receitas para um total de 10,5 mil milhões de euros, mas a China, o segundo maior na exibição de cinema, perdeu receitas, totalizando 6,1 mil milhões de euros.

No entanto, na Europa, Médio Oriente e África, as receitas de bilheteira desceram dois por cento em 2016 para 8,8 mil milhões de euros, por causa das quebras registadas em países como Reino Unido e Alemanha.

No relatório, a associação diz que há razões para estar otimista em relação ao futuro, porque há mais jovens a ir ao cinema. Em média, espectadores entre os 18 e os 24 anos foram seis vezes ao cinema ao longo de um ano.

Na América Latina, o país que registou maior receita de bilheteira, com 741 milhões de euros, foi o México, ultrapassando o Brasil (649 milhões de euros).

Em fevereiro, o Observatório Europeu do Audiovisual já tinha revelado que, no espaço europeu, as salas de cinema tinham registado 994 milhões de espectadores e 7,204 mil milhões de euros de receitas de bilheteira.

Em 2016, as 553 salas portuguesas de cinema tiveram 14,8 milhões de espectadores e 76,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.