Greve dos Inspectores do SEF registou adesão de 100% hoje de manhã - sindicato

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 nov (Lusa) -- A greve dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras registou hoje "uma adesão de 100%" nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro no período da manhã, afirmou uma fonte sindical.

Devido à greve dos inspetores do SEF, durante a manhã de hoje nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro "houve um atraso médio de uma hora e meia a duas horas no controlo de fronteira" nas chegadas e partidas de voos internacionais, exceto União Europeia UE), e de e para o Reino Unido e a Irlanda, afirmou Acácio Pereira, do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

Segundo o pré-aviso de greve, a paralisação nas fronteiras de Lisboa realiza-se entre as 06:00 e as 10:00 e entre as 14:00 e as 18:00 e, nas restantes fronteiras e Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA), entre as 07:00 e as 11:00 e entre as 16:00 e as 20:00.

De acordo com o site da ANA, houve atrasos nas partidas de vários voos internacionais nos três aeroportos nacionais.

Os inspetores do SEF retomaram hoje o período de greve de quatro dias, paralisação que vai afetar, até segunda-feira, a fiscalização nas fronteiras portuguesas, segundo o sindicato que representa estes profissionais.

A greve, que se realiza entre hoje e segunda-feira, vai decorrer nos aeroportos, portos marítimos e centros de cooperação policial e aduaneira (CCPA), mas estão garantidos os serviços mínimos.

A ANA alertou que a greve dos inspetores do SEF pode atrasar o normal funcionamento dos aeroportos e recomendou aos passageiros para que cumpram "escrupulosamente" os horários indicados pelas companhias aéreas.

Também a TAP recomendou aos passageiros para que cheguem aos aeroportos nacionais "mais cedo do que o habitual", para evitar possíveis atrasos nos voos.

Os inspetores do SEF protestam contra os cortes previstos para as remunerações em 2014, a falta de pessoal e a proposta do Governo do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, que é "omissa" em relação à continuidade dos inspetores como corpo especial de polícia, segundo o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

O primeiro dia de greve, que abrange os funcionários de investigação e fiscalização a trabalhar nos departamentos do SEF, decorreu na passada quinta-feira e contou com uma adesão de 70 por cento, de acordo com o sindicato.

MC (CMP) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.