António Salvador reconduzido na SAD do Sporting de Braga

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Braga, 24 fev (Lusa) - António Salvador foi hoje reconduzido por unanimidade na liderança da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting de Braga por mais quatro anos, após assembleia-geral (AG) eleitoral de acionistas.

O presidente da mesa da AG, António Marques, revelou ainda que foi a 'Sundown Investments Limited', sociedade de investimentos com sede em Londres, que, em outubro do ano passado, adquiriu as 200.335 ações da SAD do Sporting de Braga quando a câmara municipal de Braga, que as detinha, as colocou à venda.

Numa AG eleitoral com 61,29 por cento da estrutura acionista representada, foi votado por unanimidade o novo conselho de administração, que passa de cinco para sete elementos, sendo a novidade a integração dos vogais Joaquim Baptista da Costa e João Carvalho.

Estes dois novos elementos juntam-se a António Salvador (presidente), Gaspar Borges, Hernâni Portovedo, Manuel Rodrigues e Paulo Resende (também vogais), que transitam da anterior equipa.

"[A proposta ter sido aceite por unanimidade] É algo que nos deixa muito confortáveis e satisfeitos. É sinal de aprovação", afirmou no final António Marques, que continua no cargo.

Questionado sobre o tema, o dirigente revelou que foi uma sociedade de investimentos com sede no Reino Unido (Londres), a 'Sundown Investments Limited', que adquiriu as 200.335 ações da SAD minhota colocadas à venda pela autarquia bracarense em outubro de 2016.

"[A empresa] Cumpriu todas as formalidades que haveria de cumprir. Estiveram [hoje] aqui representados" e votaram favoravelmente a proposta da continuidade de António Salvador como presidente da SAD, afirmou.

António Marques detalhou que "foi a corretora Perching Limited que fez a aquisição dessas ações: é uma sociedade de investimentos com os registos corretamente feitos. Não conheço as pessoas e há detalhes do que se passou ali dentro que não estou autorizado" a tornar públicos, mas "os regulamentos e regras foram cumpridos e as 200.335 ações estão bem entregues. Não há polémica nenhuma", frisou.

Com essa aquisição, a 'Sundown Investments Limited' tornou-se no terceiro maior acionista da SAD 'arsenalista' com 17 por cento, atrás do Sporting de Braga (34 por cento) e da Sportinveste, de Joaquim Oliveira (20 por cento).

Em maio, ainda sem data marcada, terão lugar as eleições do clube e aí António Salvador terá a concorrência do advogado bracarense António Pedro Peixoto, mais conhecido por 'Pli', antigo guarda-redes da equipa de futsal dos 'arsenalistas',

GYS // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Miguel Coelho: "É a vitória mais especial da minha carreira"

O FC Porto sagrou-se Tetracampeão Nacional de voleibol feminino após vencer o PV Colégio Efanor pela margem máxima na grande decisão da temporada 2023/24. No rescaldo do quinto e derradeiro jogo da final do play-off, Miguel Coelho descreveu um momento de “enorme felicidade” e do “dia mais feliz da carreira”, enquanto Joana Resende falou em nome de “um grupo forte com os valores do clube” recheado de atletas “dignas de representar o símbolo” portista.

Pinto da Costa: "Esta secção vai continuar a dar muitas alegrias aos portistas"

O tetracampeonato nacional de voleibol feminino tem “um significado duplamente especial” para Jorge Nuno Pinto da Costa: primeiro porque se trata de uma secção por quem o dirigente nutre “grande carinho e amizade”, segundo porque é “o último título que o FC Porto conquista” durante os 42 anos de presidência.