Condeixa-a-Nova satisfeita com passagem do Museu de Conímbriga a Museu Nacional

| País
Porto Canal com Lusa

Condeixa-a-Nova, Coimbra, 20 fev (Lusa) - O presidente do município de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, disse hoje que a passagem do Museu Monográfico de Conímbriga a Museu Nacional é a reparação de uma injustiça cometida em 2012, quando perdeu autonomia administrativa e financeira.

"Estou muito satisfeito e sinto que a nossa causa começa a dar resultados, com o ministro da Cultura a ser sensível às nossas reivindicações", disse à agência Lusa o autarca socialista.

O Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, deverá passar a ser Museu Nacional, disse hoje o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro da Cultura falou desta decisão na emissão de hoje do programa da RTP Bom Dia Portugal, realçando que o caso de Conímbriga é o mais concreto em análise, sem que tal ponha de parte uma eventual decisão sobre outros museus.

"Com este astuto, o museu recupera autonomia administrativa e financeira que pode vir a ser muito importante para executar os projetos que temos: ampliação do complexo arqueológico e remodelação do museu", sublinhou o presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova.

Nuno Moita não deixou, no entanto, de salientar o trabalho que está a ser desenvolvido pela Direção Geral do Património Cultural na elaboração dos cadernos de encargos para posterior procedimento de concurso.

O autarca adiantou ainda que o ministro da Cultura assumiu o patrocínio à candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO, promovida por um movimento criado em finais de 2013.

Classificada como monumento nacional, é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal, é a mais estudada no país e está a 16 quilómetros de Coimbra, capital de distrito, embora apenas um sexto da sua dimensão esteja a descoberto.

Abertas ao público em 1930, as ruínas de Conímbriga recebem anualmente quase 100 mil visitantes e são o 'ex libris' do município de Condeixa-a-Nova, que em 2016 ano abriu o museu multimédia Portugal Romano em Sicó (POROS), que é uma valência complementar àquele complexo.

AMV (SSS/MAG/TDI/NL) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.