Cerca de 50 mil habitações do Alto Minho ficaram sem luz devido ao mau tempo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 50 mil habitações do distrito de Viana do Castelo ficaram sem energia elétrica durante a última noite devido ao mau tempo, disse hoje fonte da EDP.

Em declarações à agência Lusa, o diretor regional do Norte da EDP, Mário Guimarães, afirmou que ao final da manhã o fornecimento de eletricidade estava por restabelecer a cerca de 15% daquelas casas.

A fonte informou que a empresa registou "33 avarias na rede de média tensão, três postes foram partidos, dois deles em Caminha e um em Viana do Castelo, tendo sido destruídos 900 postos de transformação".

Na rede de média tensão, adiantou aquele responsável, "várias linhas foram rebentadas e mais de uma dezena de postes partidos".

Mário Guimarães afirmou que "a situação no distrito de Viana do Castelo deverá estar restabelecida cerca das 15:00", revelando que "a empresa tem no terreno, mais de 90 funcionários e 45 viaturas".

O responsável acrescentou que "as perturbações na rede começaram a fazer-se sentir a partir das 01:30 e que o pico ocorreu cerca das 05:30-06:00 quando foi acionado o gabinete de crise regional que funciona em articulação com o centro de operações locais de Viana, Braga, Penafiel e Vila Real".

Contactado pela Lusa, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo registou desde as 00:00 de hoje mais de 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sendo que os concelhos mais afetados foram Ponte de Lima (26 registos), Viana do Castelo (22), e Valença (15).

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.