Mais de 50 quedas de árvores no distrito de Braga devido ao mau tempo

Mais de 50 quedas de árvores no distrito de Braga devido ao mau tempo
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os bombeiros do distrito de Braga receberam, durante a última noite, mais de 50 pedidos de ajuda devido ao mau tempo, praticamente todos referentes a quedas de árvores, informou hoje fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a fonte, pelas 08:30 estavam em aberto 35 ocorrências de quedas de árvores.

A mesma fonte adiantou que não há registo de quaisquer danos pessoais.

Em Esposende, o único concelho do litoral, e segundo fonte dos bombeiros locais, também não registo de estragos provocados pelo mar.

Há apenas uma zona pedonal junto à “praça da lampreia” que está vedada a peões, “mas por mera precaução”.

Os distritos da região norte - Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança - estão hoje com aviso laranja, o segundo mais grave, decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nalguns casos devido ao forte vento, noutros também por causa da chuva.

Alguns avisos laranja prolongam-se até às 06:00 de sábado por causa do vento e da agitação marítima, como são os casos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, enquanto nos distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança os avisos laranja estendem-se por causa do vento, que pode atingir rajadas de 120 quilómetros por hora.

À exceção dos distritos de Santarém e Évora, todos os restantes estão com aviso amarelo por causa do vento e da chuva e nos distritos do litoral a preocupação é maior por causa da forte ondulação.

O mau tempo levou a EDP Distribuição a avisar na quinta-feira que o abastecimento de energia elétrica poderá ser afetado nos próximos dias, tendo a empresa reforçado as suas equipas no território continental.

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.