Central de compras da Comunidade Intermunicipal de Coimbra poupou 4,4 ME

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra 02 fev (Lusa) -- A central de compras da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) já permitiu a poupança de 4,4 milhões de euros aos 19 municípios e entidades que a integram, foi hoje anunciado.

"Com cinco anos de atividade, a Central de Compras" da CIM-RC permitiu que os municípios e entidades que a integram tivessem poupado 4,4 milhões de euros "através das reduções de preços de bens e serviços adquiridos", afirma a Comunidade numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A central de compras regista, por outro lado, "um crescimento sustentado, de que resultam adjudicações acumuladas que ultrapassam os 46 milhões de euros", sublinha a mesma nota.

Nos últimos anos, os 19 municípios (CC-CIMRC), a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados (ARCIL) da Lousã e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que integram a central de compras, "beneficiaram de dez acordos-quadro e de várias negociações de cotações, que resultam em procedimentos 70% mais rápidos", assegura da CIM da Região de Coimbra.

A CIM-RC salienta que "os acordos-quadro de combustíveis, refeições escolares e energia" representam cerca de 90% do total das adjudicações e das poupanças alcançadas no âmbito da Comunidade, através da Central de Compras.

"Neste momento, estão em preparação novos acordos-quadro e negociações de cotações, adaptadas às necessidades", procurando a Central de Compras da CIM-RC "desenvolver iniciativas que promovam a desmaterialização e a aproximação com a totalidade dos municípios e entidades que a integram".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é composta pelos 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e pelos concelhos da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

Com sede em Coimbra, esta comunidade intermunicipal corresponde à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) da região de Coimbra.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.