Mário Soares: Centenas de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre na avenida D. Carlos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa)- Centenas de pessoas assistiram hoje à passagem do cortejo fúnebre do antigo presidente Mário Soares na avenida D. Carlos I, em Lisboa, em direção ao parlamento.

Os presentes viram em silêncio passar o armão que transporta o corpo do antigo chefe de Estado.

Muitos viram a passagem através dos écrans dos seus telemóveis e 'tablet', aproveitando para registar fotos e vídeos do momento.

Algumas pessoas assistiram das varandas de suas casas e funcionários e alunos do IADE -- Instituto de Arte e Design saíram para assistir ao momento.

Até os trabalhadores de uma obra que está a decorrer na fachada do instituo fizeram uma pausa.

O cortejo chegou ao cruzamento da avenida D. Carlos I com a avenida 24 de julho passava um pouco das 15:00, e havia ainda algumas pessoas a aproveitar a hora de almoço para ver passar o antigo chefe de Estado.

Minutos depois da passagem, a avenida D. Carlos ficou quase sem movimento, com as pessoas a desmobilizarem rapidamente após a passagem do armão.

A urna segue para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde se irá realizar o funeral.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

IMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.