Mário Soares: Centenas de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre na avenida D. Carlos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa)- Centenas de pessoas assistiram hoje à passagem do cortejo fúnebre do antigo presidente Mário Soares na avenida D. Carlos I, em Lisboa, em direção ao parlamento.

Os presentes viram em silêncio passar o armão que transporta o corpo do antigo chefe de Estado.

Muitos viram a passagem através dos écrans dos seus telemóveis e 'tablet', aproveitando para registar fotos e vídeos do momento.

Algumas pessoas assistiram das varandas de suas casas e funcionários e alunos do IADE -- Instituto de Arte e Design saíram para assistir ao momento.

Até os trabalhadores de uma obra que está a decorrer na fachada do instituo fizeram uma pausa.

O cortejo chegou ao cruzamento da avenida D. Carlos I com a avenida 24 de julho passava um pouco das 15:00, e havia ainda algumas pessoas a aproveitar a hora de almoço para ver passar o antigo chefe de Estado.

Minutos depois da passagem, a avenida D. Carlos ficou quase sem movimento, com as pessoas a desmobilizarem rapidamente após a passagem do armão.

A urna segue para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde se irá realizar o funeral.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

IMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Midtjylland

Já estão disponíveis os bilhetes para o duelo entre o FC Porto e o Midtjylland, marcado para as 20h00 do dia 12 de dezembro, uma quinta-feira, no Estádio do Dragão (Sport TV5).

FC Porto (Andebol): Grupos fechados com chave de ouro. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto recebeu e venceu o Valur, por 37-29, na sexta e derradeira ronda da fase de grupos da Liga Europeia. Já com o apuramento para a main round garantido, os portistas corrigiram o empate de há um mês na Islândia, diante deste mesmo adversário, e terminaram o Grupo F com sete pontos, menos três do que o Melsungen e mais dois do que o Vardar.

Magnus Andersson: “Apresentámos uma equipa jovem e fizemos um bom jogo”

O FC Porto encerrou a fase de grupos da Liga Europeia de andebol com um triunfo categórico diante do Valur (37-29). No rescaldo da sexta jornada do Grupo F, Magnus Andersson mostrou-se “desapontado com a primeira parte”, mas satisfeito com a resposta na segunda, durante a qual os atletas “lutaram e estiveram muito melhor”. “Pude descansar alguns jogadores, nomeadamente o Diogo Oliveira e o Pedro Valdés, e esperemos estar na máxima força no próximo jogo”, declarou o técnico “ansioso” pelas viagens à Sérvia e à Alemanha na fase seguinte da competição.