Óbito/Soares: Dezenas de pessoas junto à residência do antigo chefe de Estado

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 jan (Lusa) - Algumas dezenas de pessoas estão hoje concentradas em frente à porta da residência do antigo Presidente Mário Soares, no Campo Grande, em Lisboa, para lhe prestarem uma última homenagem.

Com o aproximar da chegada da urna, prevista para cerca das 11:00, vai-se avolumando o número de populares que se querem despedir do antigo presidente da República e primeiro-ministro, algumas das quais vão deixando flores à porta da casa onde residiu.

Esta casa fica na rua Dr. João Soares, o pai de Mário Soares, educador e ministro da República, que faleceu precisamente com a mesma idade de 92 anos.

Várias rosas vermelhas, cor-de-rosa e brancas, além de cravos, estão depositadas junto à porta do prédio, com várias inscrições, como "Obrigada Mário - foste muito fixe", "Coragem, Liberdade, Democracia - Obrigado por tudo" e "Descansa em paz - Deus sabe que Soares é fixe".

Em declarações à Lusa, Fernando Taborda quis prestar uma homenagem a Mário Soares, trazendo um ramo de flores, depois de já no domingo ter estado na sede nacional do PS, no Largo do Rato.

"Conheço o doutor Mário Soares, gostava de ter sido amigo dele, mas não tive tempo. Sou oriundo de uma família beirã, que conheceu o doutor Mário Soares e estou aqui em nome de toda a minha família", afirmou.

Para Fernando Taborda, Mário Soares foi a personagem política nacional do século XX.

"É uma perda irreparável", acrescentou.

Maria Alves, florista, fez questão de depositar uma coroa de rosas brancas junto à residência.

A florista contou à Lusa que a sua filha estudou no Colégio Moderno e que sempre teve uma grande admiração por Mário Soares e pela família, a quem deixou os seus pêsames.

Cerca das 10:00, o filho de Mário Soares, João Soares, chegou ao local acompanhado pela família, sem prestar declarações.

Também junto ao local está o sobrinho Eduardo Barroso e o socialista Jorge Coelho.

Mário Soares morreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre hoje e quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00, e o funeral realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

HN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.