Ministro dos Negócios Estrangeiros regressa hoje da Índia a Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Bangalore, 08 jan (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, interrompe esta noite a visita de Estado à Índia e regressa a Portugal para estar presente nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República Mário Soares.

Esta nota sobre o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros foi avançada à agência Lusa por fonte oficial do executivo português.

O corpo do antigo Presidente da República Mário Soares, que faleceu no sábado, aos 92 anos, vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00 de segunda-feira e o funeral realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Ainda segundo fonte do Governo português, o regresso antecipado de Augusto Santos Silva a Portugal relaciona-se também com a esperada presença de representantes de países estrangeiros nas cerimónias fúnebres.

Augusto Santos Silva integra a comitiva do primeiro-ministro, António Costa, que desde sábado realiza uma visita de seis dias à Índia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros está neste momento em Bangalore, a capital empresarial e tecnológica da Índia, mas já não seguirá para os estados do Gujarat e de Goa.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

PMF // FV

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.