Governo anuncia reforço verbas para o próximo ciclo paralímpico

| Desporto
Porto Canal / Agências

Coimbra, 15 nov (Lusa) - O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, anunciou hoje o reforço das verbas em 50 por cento, comparativamente ao ciclo anterior, do Comité Paralímpico de Portugal para o ciclo olímpico do Rio2016.

"Nós aceitámos a proposta do Comité Paralímpico do valor das bolsas para os atletas de alto rendimento do ciclo paralímpico e demos este sinal à sociedade portuguesa que é preciso olhar para esta gente de outra forma", disse o governante em Coimbra, à margem da cerimónia de abertura das comemorações do Dia Paralímpico.

Emídio Guerreiro adiantou ainda que, no apoio às restantes modalidades das outras federações, o Governo descriminou positivamente os projetos desportivos que contenham a valência do desporto para deficientes.

"Também aqui, de forma indireta, ajudamos a promover e a incentivar a prática desportiva, porque entendo que o desporto é uma importante ferramenta para a inclusão social", frisou.

Para Emídio Guerreiro, o desporto paralímpico "precisa de mais, não pode ser só o Estado a dar este sinal positivo".

"Precisamos que a restante sociedade também nos acompanhe neste esforço", disse o governante, apelando à sociedade civil e às empresas para que concretizem "a matriz da responsabilidade social" nesta área.

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, salientou à agência Lusa que o grande desafio passa por "aumentar de forma significativa a base de prática desportiva regular".

"Nós fomos aos Jogos Paralímpicos com uma média etária de 32,7 anos, que é muito elevada", frisou o responsável, considerando que é extremamente importante que as pessoas com deficiência passem a ter mais oportunidades de prática desportiva.

Para Humberto Santos, é necessário que "exista igualdade de acesso aos espaços desportivos, que os clubes e as federações sejam sensíveis a abrir as portas para este universo de cidadãos", de forma que possam "sair de um rácio extremamente baixo de prática de desporto regular e assim, aumentando a base, contribuir para o reforço do topo".

A segunda edição do Dia Paralímpico decorre hoje em Coimbra, em seis estruturas desportivas da cidade, envolvendo 3.500 jovens de escolas, clubes e instituições, com o objetivo de afirmar o movimento paralímpico e estimular a inclusão através do desporto.

AMV // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Jorge Nuno Pinto da Costa. Dez retratos de um legado único 

Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou 68 títulos no futebol desde 1982.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.