Jorge Nuno Pinto da Costa. Dez retratos de um legado único 

Jorge Nuno Pinto da Costa. Dez retratos de um legado único 
| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou 68 títulos no futebol desde 1982.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A relação umbilical entre Jorge Nuno Pinto da Costa e o Futebol Clube do Porto está prestes a entrar numa nova etapa. Adepto há 86 anos, sócio há 71, quadro do clube há mais de seis décadas e presidente desde 1982, o mítico dirigente prepara-se para entregar a pasta a André Villas-Boas e voltar a seguir o clube enquanto associado. Estes são dez dos inúmeros momentos que marcaram de forma indelével um percurso ímpar.

1- O responsável pelo Departamento de Futebol Jorge Nuno Pinto da Costa festejou o primeiro campeonato em 1978, quando a equipa de José Maria Pedroto quebrou um jejum de 19 anos.

2- A chegada a uma final internacional foi uma das promessas eleitorais de 1982 e concretizou-se dois anos depois, em Basileia, onde o FC Porto perdeu a Taça das Taças para a Juventus. Inconformados, os adeptos ofereceram uma réplica ao clube.

3- Em 1986, ano de rebaixamento do Estádio das Antas, o hóquei em patins conquistou o primeiro título europeu da história portista e Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo chefe da secção, bebeu desse sucesso.

4- Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia: em 1988 o FC Porto completou o Triplete de troféus internacionais no mesmo ciclo, desígnio que nenhum outro emblema do Velho Continente havia alcançado até então. Seguiram-se AC Milan, Ajax, Juventus, Barcelona, Bayern e Real Madrid.

5- O único clube Pentacampeão português garantiu esse estatuto em 1999, após selar a conquista do quinto título consecutivo em Alvalade. Bobby Robson, António Oliveira e Fernando Santos foram os treinadores responsáveis pelo feito.

6- Meses antes da inauguração do Estádio do Dragão, o FC Porto retomou o trilho das vitórias internacionais e ergueu a primeira Taça UEFA do palmarés nacional, em Sevilha, graças ao brilhantismo de José Mourinho e companhia.

7- No ano seguinte, em 2004, os Dragões voltaram a atingir o cume a Europa e trouxeram a segunda “orelhuda” de Gelsenkirchen para a Invicta. Em dezembro, no Japão, os Campeões Europeus sagraram-se Campeões Mundiais pela segunda vez.

8- Canecos não faltaram num 2011 banhado a ouro em que o FC Porto festejou os campeonatos de futebol, andebol, basquetebol e o Deca de hóquei em patins. Liderada por André Villas-Boas, a equipa de futebol venceu a Liga Europa, a Liga Portuguesa, a Taça e a Supertaça.

9- Depois de mais um Tricampeonato e da inauguração do Museu, o regresso aos títulos deu-se com a chegada do treinador mais vitorioso da história azul e branca. A parceria entre Pinto da Costa e Sérgio Conceição rendeu dez títulos desde 2017.

10- Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se da presidência do FC Porto após 42 anos e 68 troféus no futebol. É o dirigente mais longevo e titulado de sempre.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Que seja uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”

A renovação de contrato de Francesco Farioli “é a retribuição pelo bom trabalho desenvolvido até agora” e “uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”. À margem do 120.º aniversário da Livraria Lello, André Villas-Boas afirmou que o desempenho do técnico italiano “tem sido notável, assim como o relacionamento com a equipa, com o Clube e com a cidade” e mostrou-se “muito satisfeito” com a prolongação do vínculo, uma decisão tomada para “transmitir confiança” e com o objetivo de “conquistar títulos”.

Francesco Farioli: “O nosso compromisso é dar tudo pela família portista”

O FC Porto vai medir forças com o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num duelo referente aos quartos de final da Taça de Portugal (RTP1), e Francesco Farioli assume “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Estádio do Dragão e pelos que vão assistir ao jogo através da televisão”, porque “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

FC Porto: Informações aos adeptos para o Clássico

O FC Porto recebe o Benfica esta quarta-feira (20h45), em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os bilhetes estão esgotados há alguns dias, pelo que se antevê uma noite de grandes emoções no Estádio do Dragão.