Salgado diz que Alqueva e Porto de Sines têm que ser "potenciados"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, considerou que a dinamização da produção agrícola no Alqueva e a ligação ferroviária do Porto de Sines a Espanha são dois fatores determinantes para o crescimento da economia portuguesa.

"Temos fatores económicos de produção de bens e serviços que têm que ser potenciados", afirmou hoje Salgado, na sua intervenção no Congresso das Comunicações, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

E especificou: "O Alqueva, quando estiver em plena produção, vai possibilitar que tenhamos uma balança comercial agrícola positiva. E o Porto de Sines só não está a crescer mais porque não temos linhas férreas para Espanha".

Segundo Salgado, o crescimento de "0,2% no trimestre não é nenhuma maravilha, mas é melhor do que negativo".

Ainda assim, "as exportações estão a correr muito bem, sobretudo, para o mercado espanhol", salientou.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.