Guterres está habilitado para "o lugar de maior pressão" no mundo - MNE

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 dez (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros reafirmou hoje, em Bruxelas, a sua convicção de que o recém-empossado secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está "completamente habilitado" para o cargo "de maior pressão que existe no mundo".

Em declarações aos jornalistas após uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, sensivelmente na mesma altura que Guterres era empossado como 9.º secretário-geral da ONU, com o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, Augusto Santos Silva comentou também que hoje mesmo os chefes de diplomacia europeus sublinharam o facto "tranquilizador" de, num contexto complexo, saberem que o novo responsável máximo da ONU tem relativamente ao conflito da Síria "uma perspetiva muito próxima da UE".

ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.