"António Guterres é um dos melhores de todos nós" - Ferro Rodrigues

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 dez (Lusa) - O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, desejou hoje "os maiores sucessos" a António Guterres como secretário-geral da ONU, considerando-o "um dos melhores de todos nós" e "particularmente preparado para enfrentar a complexidade dos problemas" atuais.

António Guterres tomou hoje posse como secretário-geral da ONU (Organização das nações Unidas), numa cerimónia em Nova Iorque na qual Portugal esteve representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

"O Eng.º António Guterres é um dos melhores de todos nós, encontrando-se particularmente preparado para enfrentar, como Secretário-Geral das Nações Unidas, a complexidade dos problemas do mundo atual", considerou Ferro Rodrigues numa mensagem à qual a agência Lusa teve acesso.

Em nome pessoal, mas também do parlamento português, o presidente da Assembleia da República deseja "os maiores sucessos" a António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

Ferro Rodrigues foi ministro em ambos os governos liderados por António Guterres, o XIII e o XIV, tendo assumido pastas como a do Trabalho e Solidariedade e a do Equipamento Social.

Depois de fazer o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, António Guterres vai fazer o seu discurso inaugural na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral, perante representantes dos 193 estados-membros.

Desde que foi aclamado pela Assembleia-geral da ONU em outubro, António Guterres já visitou as capitais e reuniu-se com os líderes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.

António Guterres, 67 anos, vai iniciar o seu mandato de cinco anos em 01 de janeiro de 2017, três semanas antes da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América, em Washington.

JF (SB/JMR) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.